Antes de ficar grávida, ficava sempre na dúvida ou tentando fazer as contas quando uma conhecida grávida me falava quanto tempo estava de gestação em semanas. Mas porque, não era mais fácil a contagem em meses? Agora sim passei a entender mais sobre a diferença entre a contagem em semanas e meses, então preste atenção que vou te explicar.
Os médicos costumam mesmo fazer a contagem em semanas, então não espere que sua GO (ginecologista/obstetra) vá contar de mês em mês. Isso porque também, a contagem em semanas dá uma noção mais detalhada de todo o desenvolvimento do bebê.
"E como é feita a contagem de semanas?"
A primeira conta que os médicos fazem, e você também pode fazer, é com base na data de sua última menstruação, que chamamos carinhosamente de DUM. Como é bem mais difícil saber a data exata do encontro do óvulo com o espermatozoide, os médicos contam a partir da DUM, mesmo que você não tenha engravidado no primeiro dia da sua última menstruação. É apenas uma estimativa que você vai seguir até o final de sua gravidez.
Outro método que os médicos também seguem é a contagem de semanas baseadas na primeira ultrassom, essa serve também para quem não lembra exatamente quando foi a última vez que menstruou, o que acontece muito. Não se preocupe se a contagem de ultrassom estiver diferente das contas feitas pela DUM, mesmo que seja diferença de uma semana, o recomendado pelos médicos é sempre seguir a contagem da ultrassom.
Ex.: Atualmente estou de 33 semanas pela ultrassom e 34 semanas pela DUM. A diferença entre um e outro é sempre de apenas 1 semana.
"Porque devo levar em consideração apenas as semanas da primeira ultrassom?"
Até as 12 semanas de gestação, os bebês possuem tamanhos muito parecidos por conta do seu desenvolvimento, por isso é com base nessa ultrassom que é data até mesmo dua DPP (data prevista para o parto). Conforme o bebê se desenvolve, as semanas aumentam e por consequência a DPP também pode alterar, por isso é sempre mais confiável a conta ser feita a partir da primeira ultrassom. As demais são apenas para se ter uma base de quantas semanas o bebê se encontra.
"Quando perguntarem quantos meses eu estou, o que eu respondo?"
É super normal as pessoas perguntarem mais quanto meses você está do que quantas semanas, para me basear melhor, eu acompanho uma tabela (autorizada pela minha GO como correta) que mostra direitinho a conversão.
Ficou mais fácil né? Essa é a tabela que eu uso e até mesmo já decorei. Eu mesma estou de 34 semanas, ou seja, 8 meses. Daqui a duas semanas, entro no 9º mês, aquele mês que a qualquer momento minha princesa poderá vir ao mundo, sem risco de ser prematura (mesmo estando com 9 meses).
Beijos da Preta!
Comentários
Postar um comentário