Uma situação muito incomoda na vida de nove meses de uma gestante, são os tão chatos enjoos. Infelizmente são um dos sintomas mais normais durante a gravidez. Acontece com bem mais frequência no primeiro trimestre de gravidez (1 à 13 semanas), com um pouco mais intensidade, amenizando ou passando de vez quando você entra no segundo trimestre (14 à 26 semanas). Há casos em que esse sintoma se prolonga até o final da gestação, mas isso varia de mulher para mulher. Meu início de gestação foi bastante complicado, enjoo atrás de enjoo, vômitos atrás de vômitos que muitas vezes não passavam com medicamentos via oral, apenas intra venoso com soro, porém durou exatamente o período todo do primeiro trimestre. Graças a Deus!

Eu acredito e sei o quão chato é ser dependente de remédios antieméticos (remédios para enjoo), sempre que aquela vontade chata bater, foi pensando nisso que baseado em muitas dicas que li e no que eu mesma passei, trago dicas do que pode amenizar os enjoos além dos remédios receitados pelo seu GO.
- Anote em um caderninho, agenda ou celular todos os alimentos que você sempre come e fica enjoada. Assim você consegue evita-los até que ser organismo se acostume e deixe essa fase.
- Estômago vazio sempre piora os enjoos o que pode até causar aquele vômito que não sai nada, apenas a bílis. Para evitar isso, coma sempre alimentos leves de duas em duas horas, como bolachinhas de água e sal por exemplo e frutas não ácidas, como por exemplo a maçã.
- Evite tomar líquidos durante as refeições nos dias em que estiver enjoada, assim você pode se alimentar mais daquilo que pode aliviar seu enjoo e ajudar a amenizar.
- Ao acordar, evite tomar água ou qualquer outro líquido gelado logo de primeira. Dê preferência a líquidos leves de temperatura ambiente ou mornos.
Se ainda assim os sintomas de enjoos persistirem e forem mais intensos, levando você a vomitar sem cessar, procure seu médico ou um hospital mais próximo para que possa lhe atender e detectar se seus sintomas são os normais, ou se você está com um início de hiperemese, que é o excesso de vômito mesmo com medicamentos próprios e alimentações apropriadas. Mas relaxa, isso tem tratamento e esse excesso não afeta o bebê. Não se esqueça de conversar com seu GO para encontrarem a melhor forma de combater e/ou amenizar esse desconforto.
Beijos da Preta!
Comentários
Postar um comentário