Pular para o conteúdo principal

Como saber se o bebê está com frio?

Foto retirada da internet

Estamos entrando na época do frio, em alguns lugares os dias de casaquinhos chegaram a algumas semanas. A partir daí entra o drama de todos os pais: As roupas que ficaram pequenas.
Durante um certo período do desenvolvimento da criança, de um inverno para o outro o pequeno já perdeu boa parte das roupas de frio, tendo que refazer o estoque todo ano.

Ainda assim, mesmo seus pequenos já tendo seus agasalhos em dia, como saber que eles realmente estão com frio? E já aviso que verificar a temperatura pelos pés e mãos não é o correto, vai por mim. Quando falamos de recém nascidos, muitos usam o truque de medir a temperatura por essas extremidades do nosso corpo (pés e mãos), que se estiverem frias o bebê está com frio. Porém nãoé bem assim... A antiga pediatra da Daisy informou que é comum até mesmo em um dia quente essas partes do corpinho do bebê permanecer geladinhos, porque como eles ainda não estão na fase de caminhar o sangue não circula para essas partes com a facilidade que deveria, uma vez que os pequenos vivem com as perninhas para cima.

A melhor forma de verificar o desconforto com o clima é tocar no abdômen e nas costas (tronco) do bebê. Se estiver mais frio que o restante do corpo é sinal de que estão com frio.
Para os recém nascidos o reforço no agasalhar deve ser feito até o final do primeiro mês de vida, porque é quando a temperatura do bebê começa a regular.

Muitos pediatras, inclusive a da minha filha, sempre recomendou que agasalhasse ela com uma camada de roupa a mais que a minha. Por exemplo: Se uso uma blusa demanda cumprida e um casaco, nela coloca mais um casaco além de duas blusas de frio.

Para não me perder nunca, ela me enviou uma imagem perfeita (e muito esclarecedora) sobre como vestir o bebê de acordo com a temperatura do dia:

Foto enviada pela pediatra

 Isso me facilitou muito e todo dia eu seguia essa regrinha e não me perdi mais, confesso que a uso até hoje.
E lembre-se: O excesso de roupa pode causar suor por aquecimento corporal e se o mesmo secar no corpo, principalmente na área do pulmão, pode causar sérios problemas. Assim como a falta de agasalho em tempo frio também.
É como diz o ditado "tudo em excesso faz mal!"  :)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância do diálogo com os filhos

Ah! Se vocês soubessem como é super  importante o diálogo com os filhos... Por mais peraltas e arteiros que sejam, saber conversar e como conversar pode dar resultados positivos, acreditem!  Antes de ter minha filha, eu sempre dizia que ia conseguir manter a calma e fazer ela parar suas crises de birras apenas no diálogo. Confesso que escutei muitas risadas e a frase "quando você for mãe, quero ver se vai continuar pensando a mesma coisa!"   - e se posso dizer, com toda certeza,continuo pensando a mesma coisa. Na minha criação, mesmo eu também sendo uma criança muito arteira e passando pela fase da adolescência do bebê , minha mãe não me criou no grito. Sou do tempo em que a criança era educava e alertava que fazia algo errado apenas com um olhar de reprovação. Mesmo tendo que haver broncas, a explicação do porque eu estava sendo reprovada por aquela atitude sempre existiu. Partindo desse pensamento e usando como base a minha criação, tento todos os dias usar

Eu escolhi

Eu estou aqui deitada na cama. Já é noite, hora de dormir. Mas adivinhem... estou acordada, servindo de cama e aconchego para o meu mais novo bem precioso que ganhei na vida, minha filha.  Superei meu cansaço, deixei minha rotina exaustiva de ser uma moça que trabalha fora e ainda estuda a noite. Muitos dizem que não poderei mais me dar ao luxo de chegar em casa, jantar e dormir, mas eu discordo. Eu me dou ao luxo de chegar em casa e ser recebida com o sorriso mais sincero, aquele quando surge quando me vê entrando porta a dentro da nossa casa. Hoje, ela não sabe o que é estar cansada, não sabe quantas horas passo fora de casa, mas sabe que cada minuto que passa é um minuto a menos para que chegue o momento de ver uma das pessoas mais importantes para ela... Eu! Por iso, afirmo com todas as letras que eu escolhi ser mãe. Mesmo no início, assustada, preocupada, já tendo noites em claro só pensando em como seria minha vida depois da sua chegada, e mesmo assim, afirmei que eu esc

Febre infantil: O que é? Quando se torna preocupante?

Sei que é difícil manter os pais calmos quando se trata dos filhos pequenos ardento em febre. Há aqueles que conseguem manter a calma para passar essa tranquilidade para os pequenos e manterem o controle da situação (o que é o correto), e há aqueles que se desesperam e correm para o hospital pediatrico de emergência mais próximo (como eu, confesso). A febre infantil deixa muita preocupação tratando como um sintoma ruim, único, que deve ser combatido como se a ela fosse a doença em si, levando até a medicar os filhos em casa com os famosos remédios que abaixem a febre ou melhor dizendo os antitérmicos . Na verdade a febre é o aumento de temperatura corporal que serve para aumentar o tempo de resposta dos organismos de defesa do corpo combater os vírus e bactérias. Ou seja, a febre nada mais é do que um sinal  de que algo errado está acontecendo no nosso organismo. Apenas medicar os pequenos com os antitérmicos não é sinal de que está tudo resolvido por completo, isso serve ap